A principal qualidade do HCTE é sua vocação transdisciplinar

Tem como objetivos específicos:

  1. Incentivar e apoiar grupos de pesquisa em História das Ciências, História das Técnicas/Tecnologias, e Epistemologia.
  2. Promover pesquisas e produções contemporâneas qualificadas em HCTE, por meio da articulação entre reflexões teóricas e de experiências práticas, empíricas e/ou cinetíficas controladas, fomentando cruzamentos interdisciplinares conceituais, epistêmicos e metodológico-processuais.
  3. Aprofundar a formação de pesquisadores na discussão teórica e realização de projetos em HCTE inseridos na pluralidade das faces e bolsões epistemológicos interdisciplinares.
  4. Colaborar na formação de docentes qualificados para atuarem no campo da História das Ciências, da História das Técnicas/Tecnologias e da Filosofia/Epistemologia, tanto do ponto de vista teórico quanto pragmático-experimental.
  5. Fomentar pesquisas nos campos da história das ciências e das técnicas e da epistemologia, buscando o passado em sua continuidade com o presente e na perspectiva do futuro, atendendo às cronologias e problemáticas plurais da história do conhecimento humano, e garantindo o foco especial para o desenvolvimento do conhecimento no Brasil.
  6. Aprofundar pesquisas relacionadas ao mosaico cultural brasileiro, nos diversos graus e relações de nossos conhecimentos técnico-científico-culturais com nossas histórias e nossas sociedades.
  7. Desenvolver o pensamento crítico em HCTE, especialmente em torno dos aspectos desdobrados em impacto potencial para a cultura científico-acadêmica e para as sociedades humanas, com ênfase na sociedade brasileira.
  8. Desenvolver experiências teórico-práticas de naturezas diversas na interseção ciência/cultura/tecnologia, envolvendo interatores sociais em conexões transinstitucionais e interdisciplinares.
  9. Articular redes de colaboração nacional e internacional para o desenvolvimento e disseminação das pesquisas em HCTE no Brasil e no exterior.
  10. Incentivar estrategicamente a produção intelectual docente e discente em fóruns, seminários, congressos e conferências nacionais e internacionais de forma a criar oportunidades de troca, inovação e visibilidades científica e sociocultural.
  11. Estimular continuidade e novas pesquisas em acervos, centros culturais, históricos, museus, sobretudo de caráter nacional.
  12. Promover a divulgação e popularização da pesquisa em HCTE e suas conexões interdisciplinares.
  13. Disseminar a experiência transformadora da ciência para um público amplo e variado nos diversos extratos sociais.
  14. Promover a extensão acadêmica.