Disciplinas HCTE
O HCTE busca oferecer uma formação inter/transdisciplinar. Sendo assim, garante a liberdade em sua estrutura curricular, dando aos estudantes e aos orientadores fluidez necessária para a emergência de perfis únicos de formação e pesquisa. A grade curricular de nossos cursos revela hoje uma série histórica de aproximadamente uma centena de disciplinas, criadas ao longo dos vinte anos de existência do HCTE.
O HCTE entende que há disciplinas que são transversais aos conhecimentos na área de pesquisa, neste sentido referenciais, ainda que não obrigatórias. As disciplinas identificam-se ainda, em diferentes graus, com nossas quatro linhas. Para cada uma, diagnosticamos ao menos uma disciplina que, por definição, representa uma significativa fração da rede interdisciplinar que define a linha.
Transversais
Transversais a todas as linhas de pesquisa, uma disciplina metodológica – Metodologia De Pesquisa Em História Das Ciências (HCT739/HCT839) e a disciplina Introdução À História Da Ciência (HCT707/HCT807), que, nas perspectivas filosófica e histórica, trata das raízes do conhecimento até a emergência e transformações paradigmáticas da ciência moderna.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS (HCT739/HCT839) Pesquisa bibliográfica: fontes primárias e secundárias. Instrumentos de busca: Portal de Periódicos CAPES, Gallica, entre outros. Recursos para pesquisa em História da Ciência. Localização de material. Normas para elaboração de trabalhos em História da Ciência. Diálogos entre fontes primárias e secundárias e suas relações com as abordagens historiográficas. Visitas guiadas à instituições de pesquisas como a Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional e Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA CIÊNCIA (HCT707/HCT807) A emergência da ciência moderna: a herança da Idade Média. O homem e a natureza no Renascimento. A experimentação e a matematização da ciência. A síntese newtoniana e sua consolidação no século XVIII. Revolução na química: A obra de Lavoisier e seus contemporâneos. A hipótese atômica. Máquinas, energia e probabilidades: a conservação da energia. As leis da termodinâmica e o conceito de entropia. As probabilidades e a mecânica estatística. O eletromagnetismo: a emergência da noção de campo. As leis da eletricidade e do magnetismo. As ciências da vida no século XIX: a medicina experimental. A revolução microbiana. Evolução e seleção natural. A emergência da nova física: a crise do final do século XIX. A Teoria Atômica, a Relatividade e a Física Quântica. A ciência contemporânea: o surgimento dos computadores. Biologia molecular e engenharia genética. A nova organização da atividade científica. Ciência e poder.
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Introdução Aos Estudos Cts (HCT745/HCT847), promovendo reflexões críticas sobre a Teoria Ator-Rede baseada na leitura e discussão da obra de Bruno Latour, fundamentais para os Estudos CTS.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CTS (HCT745/HCT847) O objetivo dessa disciplina é introduzir um conjunto de conhecimentos articulados dentro do campo denominado, originalmente nos países norte-americanos e europeus, Science e Technologies Studies (STS). Esses estudos, campos de conhecimentos e pesquisas foram incubados e germinados naquela conjuntura mundial ainda aquecida pela explosão das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki e mais recentemente, pelos controversos efeitos do aquecimento global.
Historicidade de Saberes Tecnocientíficos no Brasil
Historiografia Da Ciência (HCT706/HCT806), abrangendo as bases teóricas e metodológicas da História das Ciências.
HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA (HCT706/HCT806) 1ª Parte: Historiografia Geral. A História da História. A Historiografia Antiga: Heródoto, Tucídides. História da Guerra do Peloponeso. A Historiografia Medieval e Renascentista. Fernão Lopes: Crônica de El- Rei D. Pedro. A Historiografia do Iluminismo. Voltaire e a nova História Filosófica: Introdução ao século de Luís XIV. A Historiografia dos séculos 19 e 20: Niebuhr e o método crítico.Prefácios às duas primeiras edições da História de Roma. Ranke: Prefácio da História dos Povos Românicos e Germânicos. O ideal de História Universal. Macaulay: A História. A História como literatura. Carlyle: Da História. A História como biografia. Michelet: O Povo. A História como épico Nacional. Buckle e Droysen: a História positivista e seus críticos. Jaurès: Introdução à História Socialista da Revolução Francesa. O materialismo Histórico. Fustel de Coulanges: a Conferência Inaugural de Estrasburgo. A ética de um historiador científico. Mommsen: O Treinamento dos Historiadores. Bury: A Ciência Histórica. Huizinga: A Idéia de História. Braudel: A História e as Ciências Sociais – o Longo Prazo. 2ª Parte: Historiografia da Ciência. A História da História da Ciência. Discussão em grupo: História e História da Ciência. Ciência Central, Ciência Periférica, Ciência Marginal. Discussão em grupo: As Duas Culturas, de C. P. Snow. A Visão Positivista: Sarton, Introduction to the History of Science, vol.1 Partington, Chemistry as Rationalised Alchemy, introdução A History of Chemistry, vol. 1. Butterfield, The Postponed Revolution in Chemistry, capítulos 10, 11 e 12 de The Origins of Modern Science. A Visão Moderna. Debus: Science and History, a Chemist’s Appraisal, capítulos 1 e 2. Debus: Da Alquimia à Química Moderna, Ciência Hoje, 1991. Helge Kragh, An Introduction to the Historiography of Science, Cambridge University Press, Cambridge, 1989.
História e Filosofia das Ciências Naturais e da Matemática
Reconhece como referencial História Das Ciências Naturais I (HCT704/HCT804), com ênfase na Revolução Científica dos séculos XVII e XVIII em diante, as visões mecanicistas, empiricistas e racionalistas, tipologias das ciências naturais, entre outros marcos.
HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS I (HCT704/HCT804) Estudo das Relações entre Ciência e Filosofia e entre Ciência e Cultura, apoiados na literatura crítica especializada e na interpretação de textos originais dos períodos enfocados. As correntes científicas predominantes após a ascensão da Revolução Científica dos Séculos XVII e XVIII. A Ciência e o Movimento Iluminista. A visão mecanicista de mundo e suas alternativas; Filosofia Natural e História Natural, tendências racionalistas e empiristas no fazer científico. Possíveis periodizações e tipologias das ciências naturais do período dito clássico da Física (especialmente séculos XVIII e EXIX).
Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente
econhece como referencial a disciplina Teoria Do Conhecimento (HCT709/HCT809), onde são tratadas as bases epistemológicas do conhecimento.
TEORIA DO CONHECIMENTO (HCT709/HCT809) A Filosofia e Historiografia da Ciência no Século XIX. Física e Metafísica: representação e explicação. Metodologia e Historiografia: os princípios de economia e da unidade lógica e a tese da continuidade da evolução da ciência. Estatuto cognitivo das teorias científicas: realismo e instrumentalismo. As origens e o desenvolvimento do Positivismo Lógico. Os critérios empiristas do significado: verificacionismo e confirmacionismo. Enunciados protocolares. A questão da Unidade da Ciência. A análise lógica da linguagem científica. A concepção positivista da filosofia: a filosofia como atividade (Wittgenstein e Schlick) e a filosofia como análise lógica (Carnap e Neurath).